Saúde Ocular: Dicas para manter a saúde da visão!

Para manter a saúde ocular hoje em dia não é nada fácil, afinal de contas são tantos dispositivos tecnológicos como notebooks, tablets, ou smartphones consumindo diariamente a nossa visão que fica praticamente impossível ficar longe dos problemas oculares.

Mas então o que fazer para manter a saúde da visão?

Se chegou até aqui provavelmente é porque valoriza a sua saúde ocular e deseja mantê-la saudável pelo máximo de tempo possível não é mesmo.

Pois se este é o seu objetivo então está no lugar certo!

Nesse post iremos mostrar o que você precisa fazer para manter a saúde da sua visa em dia e se livrar dos problemas oculares que geralmente afetam a visão hoje em dia. Confira a seguir!

Dicas para manter a saúde ocular em dia

 

  1. Mantenha uma alimentação saudável e nutritiva

Para manter a saúde dos olhos em dia é preciso ter atenção primeiramente com a boca.

Isso mesmo! Você precisa ter uma atenção redobrada com o que você consome para garantir a presença dos nutrientes necessários para ter uma visão de qualidade e saudável.

Estudos mostram que alimentos ricos em ômega-3, luteína, zinco, vitaminas C e E contribuem para evitar problemas na visão associados a idade tais como a degeneração macular e a catarata por exemplo.

Por isso manter uma alimentação balanceada, que contenham os nutrientes citados acima é uma excelente dica para manter a saúde ocular em dia. Pense nisso!

  1. Livre-se do hábito de fumar

saúde ocular

Mesmo que pareça difícil largar o cigarro, essa conduta é mais do que necessária quando se trata da saúde dos seus olhos.

Isso porque o hábito de fumar tem sido associado a problemas de saúde que afetam a saúde dos olhos tais como a catarata, degeneração macular e lesão do nervo óptico.

Por isso se você já tentou parar de fumar e não conseguiu, então tente de novo, e de novo, e mais uma vez, até conseguir, pois dessa forma a saúde dos seus olhos agradece.

  1. Procure usar óculos de sol ao sair durante o dia

Se você mora em uma área onde o sol costuma marcar presença todas as manhãs, então é bom você prevenir bem a sua visão da ação dos raios UV e passar a usar óculos de sol com mais frequência.

Quando for escolher seus óculos de sol, não se preocupe apenas com a estética, mas principalmente com a segurança que ele proporciona a sua visão.

Um bom óculos de sol deve apresentar um bloqueio de raios UVA e UVB de 99 a 100%.

Em relação as lentes, procure dar preferencia para as lentes panorâmicas, pois elas protegem melhor a sua visão, inclusive nas laterais dos olhos.

  1. Mantenha os olhos afastados do computador

Se você ficar muito tempo olhando para o computador, a sua saúde ocular pode acabar ficando comprometida.

Nesse caso acontece o que conhecemos por díndrome da visão de computador ou CVS, que é uma condição que ocorre quando a pessoa utiliza com frequência o computador.

Geralmente quando uma pessoa passa muito tempo na frente do computador, é comum haver
a presença de alguns problemas tais como:

  • Fadiga ocular;
  • Visão embaçada;
  • Olhos secos;
  • Dor de cabeça;
  • Dor no pescoço, costa e ombros.

Sendo assim, procure proteger a sua saúde ocular evitando o uso do computador por varias horas seguidas.

  1. Faça uma visita ao seu oftalmologista

saude-ocular-04

Para garantir uma visão saudável e livre de qualquer problema, a dica é visitar o oftalmologista periodicamente.

Realizar esta visita é extremamente importante, tendo em vista que por meio dela, você fica sabendo como está a saúde dos seus olhos e caso haja algum problema, tem plenas condições de tomar as devidas providencias em tempo hábil.

Entenda que com o passar dos anos, é natural que alguns problemas de saúde acabem afetando a visão e alguns desses problemas não apresentam sinais ou sintomas em sua fase inicial como é o caso do glaucoma por exemplo.

Nesse caso, apenas realizando consultas periódicas com o oftalmologista é que você consegue diagnosticar precocemente o problema e dar inicio ao tratamento para garantir que a sua visão volte ao normal o quanto antes.

Agora se o problema na visão for grave o suficiente para inviabilizar a realização de um tratamento, somente com procedimentos mais complexos como cirurgias e transplantes é que você consegue ter uma visão saudável novamente.

Leia o artigo Transplante de córnea: Saiba tudo sobre esse assunto

Por isso, não deixe de consultar o seu oftalmologista regularmente, principalmente se você fica muito tempo na frente do computador ou então apresenta algum problema na visão que necessita de acompanhamento periódico como miopia, astigmatismo, dentre outros.

Ao acompanhar a saúde da sua visão de perto você está garantindo a sua saúde ocular por muito mais tempo.

Portanto, com as dicas dadas acima sem dúvida alguma você não só vai conseguir manter a sua saúde ocular em dia como também vai elevar a sua qualidade de vida em todos os sentidos.

O que achou do artigo sobre saúde ocular? Ele foi útil para você? Compartilhe conosco a sua opinião deixando o seu comentário logo abaixo.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: