Hoje em dia vários problemas do cotidiano acabam afetando a saúde mental do ser humano.
É o estresse, ansiedade, depressão, enfim, todos estes problemas comprometem a saúde da mente, mas devido a forma de vida que muitas pessoas levam e as pressões do dia a dia, viver longe desses problemas se torna algo praticamente impossível.
Então o que fazer para melhorar a saúde da mente?
Pensando nessa questão trouxemos para você algumas dicas valiosas que vão lhe ajudar com os problemas que prejudicam a sua saúde mental fazendo assim com que mantenha tanto a saúde da sua mente como a do seu corpo. Confira a seguir!
Como manter a saúde mental em dia com essas 8 dicas valiosas
- Se preocupe mais com o seu visual
Andar desleixado e não se preocupar com o visual com certeza é um dos pontos que caracterizam a baixa autoestima de uma pessoa.
Manter a autoestima em baixa não só prejudica a sua saúde mental como também pode levar ao desenvolvimento de outros problemas mais graves como a depressão por exemplo.
Por isso, se você deseja melhorar a saúde da sua mente, comece arrumando o seu visual. Vá ao cabelereiro, troque as roupas do seu armário, enfim dê um tapa no visual e passe a andar mais arrumado, mas sem esquecer do conforto que também é importante nesse caso.
- Não se deixe diminuir por outras pessoas
Também conhecido como bullying, esse tipo de problema geralmente afeta inúmeras pessoas atualmente, especialmente durante a infância ou adolescência.
Agora isso não quer dizer que pessoas na fase adulta estejam livres desse grande pesadelo e das consequências que ele acarreta.
Seja no ambiente de trabalho ou no próprio ciclo de amigos às vezes existe aquele momento em que de alguma você é diminuído por alguém e é justamente situações como essa que você deve evitar.
Mesmo que você seja o tipo de pessoa que não se deixa levar pelo o que os outros dizem, em algum momento um determinado comentário pode lhe afetar da forma que nem imagina e com isso a sua saúde mental acaba sendo comprometida.
Por isso a dica nesse caso é impedir que as pessoas lhe diminuam de alguma forma e tentar se impor sempre que necessário independente da situação.
Fazendo isso você estará ajudando a si mesmo e também mostrará para as pessoas quem você é e como gostaria de ser tratado.
- Pratique atividades físicas
Se você não sabe, a prática de atividades físicas reduz em até 19% a chance de uma pessoa ter depressão.
Isso porque a associação entre a prática de atividade física e uma vida mais saudável e feliz já é algo comprovado cientificamente.
Portanto, levando em consideração o que foi dito acima, se você não pratica nenhuma atividade física, então está mais do que na hora de sair dessa vida sedentária e começar a se exercitar para o bem do seu corpo e também da sua mente.
- Pare de procrastinar
Deixar as coisas para serem resolvidas na última hora é algo típico dos brasileiros, mas acredite, este hábito não é nada saudável.
Mesmo que a tarefa que você tenha que fazer seja chata você não deve procrastinar e deixa-la para depois, pois na vida nem sempre se faz aquilo que se gosta não é verdade.
Portanto, se você precisa fazer algo, simplesmente vá e faça o quanto antes. Perder tempo reclamando ou adiando seus compromissos só vai gerar situações estressantes, o que não é nada bom para a sua saúde mental.
- Tente melhorar a qualidade dos seus relacionamentos
Seja nas amizades ou mesmo nos relacionamentos amorosos, você deve fazer o possível para manter a qualidade dessas relações para que elas não venham a prejudicar a sua saúde mental.
Se você namora alguém que só lança críticas a sua pessoa e que não sabe enaltecer as suas qualidades, então é melhor rever o seu namoro e ver até que ponto essa relação está valendo a pena na sua vida.
Da mesma forma é em relação as suas amizades. Tudo bem que amigos as vezes apresentam opiniões divergentes das suas e isso é completamente normal.
Mas se os seus amigos menosprezam você e não tenta te colocar pra cima e te ver bem, então com certeza está na hora de você ir em busca de novos amigos para fazer parte do seu ciclo social.
- Não leve a vida tão a sério
Outra dica para você manter a sua saúde mental em dia é tentar suavizar a maneira como vive a sua vida.
Se você é do tipo de pessoa que nunca se atrasa a um compromisso, que não lança um sorriso sequer em meio a um dia inteiro de trabalho ou que nunca tem tempo para ir ao cinema com os amigos, então pare o que está fazendo e tente viver uma vida mais leve e longe do estresse do dia a dia.
Manter uma vida leve, saudável e divertida é o segredo para ter uma mente saudável e se você deseja melhorar a sua saúde mental deve passar a viver dessa maneira.
- Durma pelo menos 8 horas por dia
Se você vai dormir as 3h da madrugada e precisa acordar as 7h da manhã, com certeza a sua saúde física e mental será comprometida.
Entenda que uma boa noite de sono melhora o seu humor, lhe deixa com mais disposição e energia e de quebra ainda garante a sua saúde física.
Por isso, não existe nada melhor para manter a sua saúde mental em dia do que dormir bem, de preferencia 8 horas por dia. Ao fazer isso você notará os efeitos que uma boa noite de sono pode proporcionar em sua vida.
- Esqueça um pouco do seu celular
Ficar o tempo todo com o celular ou mesmo com qualquer outro dispositivo como tablete ou iPod por exemplo próximo a você não é algo bom, pois estes aparelhos fazem com que você fique o tempo inteiro ligado, sem descansar um só minuto sequer.
É comprovado que o excesso de aparelhos eletrônicos acaba gerando crises de ansiedade e depressão na vida de uma pessoa e se você também convive com muitos aparelhos eletrônicos ao seu redor então é melhor ter cuidado.
Nesse caso a dica é tentar se manter distante um pouco do seu celular, tablete e outros aparelhos pelo menos uma vez por semana. Será que você consegue?
Procure fazer esse teste consigo mesmo e veja qual a sua reação. Se ficar angustiado, ansioso e depressivo por se manter longe desses aparelhos, então recomendo que busque ajuda médica pois a sua saúde mental está seriamente abalada.
Portanto estas foram as principais dicas para você manter a sua saúde mental em dia e se gostou desse artigo deixe o seu comentário abaixo ou então compartilhe!
.