Saúde psicológica da mulher – Como conciliar as coisas

Com as diversas atividades do dia, como ser uma mulher multitarefas!

 Lugar de mulher é onde ela quer! Essa é uma frase muito falada hoje em dia, e é também uma verdade. A mulher da atualidade está presente em todas as áreas, ao contrário de antigamente, em que as mulheres eram tidas como recatadas e se limitavam aos cuidados do lar, marido e filhos.

A mulher atual gosta de ser independente, gosta de sair e curtir a vida com as amigas, ir às compras, cuidar do marido, filhos e trabalhar fora, além de ser dona de casa. Mas, nem todas conseguem conciliar tantas coisas. O dia a dia acaba se tornando uma rotina estressante, cansativa e o psicológico da mulher muitas vezes não aguenta a pressão.

Não que a mulher seja sexo frágil, mas, a realidade muitas vezes ofusca as expectativas…

Acabou-se o tempo em que as mulheres aceitavam o título de sexo frágil. A mulher de hoje que passar uma imagem forte, autêntica e autônoma. Porém, a expectativa de ser essa mulher multitarefas que consegue fazer de tudo, muitas vezes não é alcançada e a mulher se vê em uma realidade diferente…

São os filhos que prendem demais, o marido cobrando atenção, a casa cheia de coisas para fazer, o trabalho que não para e falta de tempo para se cuidar, se encontrar com as amigas, passear e tirar um tempo para descansar. Numa situação dessas muitas mulheres se sentem psicologicamente enfadadas e até decepcionadas consigo mesmas.

Psicologicamente, a mulher atual sofre com a pressão que lhe é imputada.

Infelizmente, nem todo mundo consegue compreender as mulheres. Para os homens, por exemplo, é muito bom chegar ao lar e encontrar a casa bem arrumada e limpa, comida feita, as crianças comportadas e prontas para a hora de dormir após fazerem seus deveres da escola e brincarem… Isso não é uma regra, mas é um quadro muito comum.

Geralmente, os homens não gostam de ouvir as reclamações das mulheres e consideram que a rotina puxada e cansativa é uma escolha da mulher, visto que, seu papel deveria ser apenas cuidar da casa e dos filhos, além de cuidar dele… Mas, onde fica o momento da mulher se cuidar? Qual o momento em que a mulher vai sair e se divertir, fazer as coisas que gosta?

O fato de uma mulher ter que lidar com muitas coisas lhe impõe uma pressão psicológica muito grande. Quando a mulher se vê em uma situação assim, tende a se tornar uma pessoa triste, cabisbaixa, que se estressa e se fragiliza facilmente. Ela se sente frustrada e isso afeta sua vida como dona de casa, mãe, esposa, profissional, amiga, entre outros…

Como lidar com todos os afazeres e ainda assim ter tempo para se cuidar?

 O que toda mulher quer é conseguir fazer todas as suas tarefas e ainda ter tempo para cuidar de si. Quantas mulheres querem apenas poder ter boas noites de sono e acordar descansadas, sair para o trabalho sem preocupações e voltar para casa com a sensação de dever cumprido, cuidar dos filhos e lhes dar uma boa educação e também ser uma ótima esposa admirada pelo marido.

Isso não é impossível. É necessário se organizar, ter força de vontade e decidir mudar para ter uma vida melhor. Todos tem o direito de desfrutar o melhor da vida e serem felizes, assim como tem a obrigação de realizar seus deveres. Basta criar uma logística de organização, priorizando seus afazeres de acordo com a necessidade de cada área e claro, criando um momento para você, um tempo para cuidar da sua beleza e hobbies.

Como uma mulher se organizar para manter tudo em ordem e ainda ter um tempo para si.

  • Seja uma esposa dedicada – Mesmo com tantas coisas para fazer, cuide do que é seu! Se você é uma mulher casada reserve um tempo para você e seu marido curtirem a vida a dois. Resgate o romantismo e a namorada que ainda existe dentro de você.

Demonstre seu amor, crie programas especiais para o casal, como assistir filmes juntos, sair para jantar às vezes, ir ao cinema e conversar antes de dormir. A melhor maneira de encontrar os momentos para o casal é comparando suas rotinas e identificando quais os horários que coincidem de ambos estarem livres.

  • Seja uma mãe paciente e presente – Se você é mamãe não deixe que as questões do dia a dia afaste você de seus filhos. Busque ter ao menos dois momentos com eles. Um reservado para a educação, como ajudar nas tarefas da escola e outro só para as brincadeiras. Fuja da rotina às vezes e leve as crianças ao parque ou para tomar um sorvete.

É muito importante para as crianças que a mãe seja participativa nas diversões. É o momento de revelar a criança que há dentro de você. Muitas vezes as crianças podem tirar a paciência, busque mostrar sua autoridade com pulso firme, mas sem deixar o carinho de lado. Deixe o pai de seus filhos sempre ciente da vida deles, como o comportamento, situação escolar e o dia a dia deles. Converse com ele sobre a necessidade dele também estar presente na vida das crianças.

  • Cuide da casa, mas sem exageros – Você tem que estar consciente que nem sempre vai conseguir fazer todas as tarefas domésticas. Separe algumas atividades por dia, por exemplo, um dia só para lavar e passar as roupas, outro só para lavar alguns cômodos e outro só para dar uma geral mais afundo nos quartos, sala e banheiro.

Caso você não dê conta do serviço sozinha, contrate uma diarista para fazer o serviço mais pesado. Se seus filhos já tiverem idade suficiente para lhe ajudar em alguns afazeres, os inclua nas tarefas e explique o quão importante é a participação deles.

  • Deixe o trabalho no trabalho – Caso você trabalhe fora ou ainda que seja em casa mesmo, deixe o trabalho apenas para a carga horária que lhe cabe. Evite levar serviços do seu emprego para casa.

Já enquanto estiver exercendo sua profissão, foque nisso, para que tenha sucesso no faz, e evite ficar se preocupando antecipadamente com os afazeres que terá que fazer ao chegar em casa.

  • Cuide-se – Reserve fielmente um tempo para se cuidar. Por exemplo, à noite, depois de seus afazeres domésticos e com as crianças encaminhadas… Nesse tempo, arrume-se, maquie-se, coloque uma roupa bonita que se sinta atraente, passe hidratante no corpo, lave seus cabelos e penteie. Faça coisas desse tipo. Ainda que você não vá sair para lugar algum, busque se sentir bonita.

Além disso, escolha algumas atividades especiais para algum dia da semana, como encontrar com amigas, fazer compras para você ou ir ao salão. Não deixe sua essência feminina se perder e sua feminilidade se apagar.

O importante é não esquecer, que mesmo com tantas coisas para realizar todos os dias você continua sendo mulher, e merece um tempo só para você. Valorize-se! Não deixe que a rotina faça de você uma mulher que vive para outros e esquece-se de si mesma, que não cuida da aparência e do bem estar. Uma mente tranquila é essencial para que você tenha seu psicológico saudável.

Você vai continuar sendo mulher incrível se não fizer tudo de vez

Aprenda a categorizar as coisas por prioridades e buscar ajuda com as pessoas que estão ao seu redor. Você não precisa carregar o fardo só. Converse com seu marido sobre suas necessidades, explique aos seus filhos que eles precisam cooperar, no trabalho não deixe que invadam seu período além do combinado e sempre se permita viver as coisas que sonha em fazer e fugir da rotina para aproveitar seus hobbies.

Dessa forma você vai perceber uma grande melhora no seu bem estar e vai notar também que é desnecessário se estressar com determinadas situações. Leve uma vida mais calma, cuide da sua saúde física, emocional e psicológica e tenha uma qualidade de vida almejada por muitas mulheres, que assim como você, podem não estar dando conta de tudo. Aproveite as dicas e seja muito mais feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: