Alimentos que ajudam a saúde

Como a sua alimentação pode te dar uma qualidade de vida melhor!

  

Todos sabem da extrema importância de manter uma alimentação saudável e balanceada para ter uma boa qualidade de vida! Como muitos dizem, a saúde começa no prato, teoria bastante defendida pelos profissionais de saúde e em especial, os nutricionistas. Também é certo de que você é o que come, pois, sua saúde vai depender principalmente dos alimentos que você está consumindo.

Infelizmente, nos dias de hoje é mais comum que as pessoas se rendam aos lanches rápidos, os chamados fast foods, e alimentos industrializados, aqueles que são mais práticos e rápidos de preparar por serem “semi prontos”. Com a correria do dia a dia, isso é o mais acessível para muita gente. Porém, a população conhece os riscos. Esses alimentos são cheios de conservantes, riquíssimos em sódio, geralmente gordurosos e fazem muito mal à saúde.

Os malefícios de manter uma alimentação ruim afeta diretamente a vida de uma pessoa. As consequências são doenças como: hipertensão, colesterol alto, diabetes, alto risco de contrair doenças cardiovasculares, além de criar depósitos de gorduras pelo corpo, levando ao sobrepeso ou obesidade.

Use os alimentos a seu favor

Não é impossível mudar seus hábitos alimentares, independente da situação, da rotina corrida, é possível sim adquirir uma boa dieta, um cardápio balanceado e assim, ter uma vida melhor. Para isso, conheça os alimentos que vão te ajudar a ser uma pessoa saudável, diminuindo os riscos de doenças e usando a alimentação a seu favor.

Para isso, inclua os alimentos certos na sua dieta diária e você vai perceber em questão de pouco tempo como sua saúde vai melhorar, além de seu humor e até seu corpo será favorecido. Claro que cada pessoa necessita, diariamente, de determinada quantidade de calorias para suprir as necessidades do seu corpo. Mas, para passar a ter um bom cardápio não é difícil!

Conheça os alimentos que vão te ajudar a ter uma vida mais saudável:

Antes de pensar que é balela e que isso não vai mudar quase nada na sua vida, acredite, que sua alimentação é a base para a vida, e principalmente para uma vida saudável e em forma.

Vamos aos alimentos que você deve incluir na sua dieta:

  • Beterraba, banana e água de coco para melhorar a disposição:

A beterraba é um alimento extremamente útil na alimentação de qualquer pessoa, pois é capaz de aumentar a disposição e a sua resistência, e ainda previne anemia. O modo de consumir para desfrutar dos benefícios é beber a água de beterraba ou usá-la em sucos. A água de coco é considerada um energético natural, rica em minerais e vitaminas. E a banana é a fruta mais conhecida quando o assunto é ganhar energia, pois é rica em potássio e fonte de triptofano que libera serotonina no organismo, perfeita para comer pela manhã ou, antes de exercícios. Dessa forma você tem mais energia para o dia a dia e inclusive, para praticar exercícios físicos.

  • Frutas cítricas como o abacaxi, frutas vermelhas, açafrão, azeite de oliva, peixes e suco de uva integral são antioxidantes:

 As frutas cítricas e as vermelhas são deliciosas e, além disso, vão te auxiliar no processo de digestão. As inclua nos seus lanches entre as refeições principais ou sucos. Além dessas frutas, o açafrão e o azeite de oliva, que podem ser usados nas saladas, peixes que podem estar nas alimentações principais, e suco de uva integral agem na desobstrução do fígado e vão ajudar principalmente na digestão de carnes. E a característica mais interessante é que esses alimentos são antioxidantes, prevenindo o envelhecimento precoce.

  • Grão de bico, feijão, ervilha, lentilha e soja reduzem o colesterol ruim:

São alimentos de suma importância na alimentação e preferencialmente, devem estar presentes no cardápio diariamente. São alimentos ricos principalmente em proteínas, minerais, fibras e vitaminas, e esses também são antioxidantes. Também diminuem a absorção de açúcar no sangue e ajudam a manter o colesterol ruim baixo.

  • Arroz integral, trigo integral, repolho e couve metabolizam gorduras e ajudam a digestão:

Os cerais integrais em geral, principalmente o arroz e o trigo integral além de auxiliar no processo de digestão, auxiliam no processo de metabolização das gorduras corporais, e podem ser facilmente integrados ao prato nas refeições principais. O repolho e a couve também são eficazes na digestão dos alimentos e podem estar na sua salada ou cozido. Essas duas verduras também possuem uma propriedade muito interessante, que são os glucosinolatos, substâncias que reduzem o risco de desenvolver canceres.

  • Avelã, amendoim, nozes, castanhas, macadâmia e amêndoas são alimentos bem completos:

Esses alimentos, se consumidos nas quantidades adequadas trazem inúmeros benefícios à saúde, pois são muito ricos em fibras, selênio, vitamina E, cálcio, potássio, ferro, zinco e proteínas. Além disso, contém ácido fólico, a vitamina B9, uma das vitaminas do complexo B que auxilia na saúde do coração e do cérebro, magnésio e gorduras poli-insaturadas que são boas à saúde.

Inclua esses alimentos em sua dieta e viva mais saudável

Não é complicado aderir a uma nutrição melhor com esses alimentos. Eles são de fácil acesso e podem ser prontamente colocados em seu cardápio. Da próxima vez que for ao mercado, invista nas frutas, verduras e leguminosas. E para o prato principal lembre-se dos grãos, em especial o feijão, que infelizmente está com o preço muito elevado, mas pode ser substituído pelo feijão fradinho, que é mais barato e tão rico em propriedades quanto o feijão normal.

Monte um almoço colorido

Faça seu prato colorido, com feijão, arroz integral, salada e procure dar mais lugar ao peixe, preferencialmente, grelhado, que é mais saudável e isento de excesso de gorduras. Caso você não tenha disponibilidade de comer em casa por conta do trabalho, por exemplo, passe a fazer a sua marmita.

Fica muito mais barato e a sua comida caseira será muito mais vantajosa do que gastar dinheiro com lanches rápidos. Um exemplo de prato saudável para o seu almoço ou jantar, basicamente, são 2/4 de salada, 1/4 de proteína e 1/4 de carboidrato.

Mudar a alimentação com esses alimentos sem dúvida é a melhor alternativa para você

Além da saúde, você notará diferença em sua forma física, pele, cabelos, unhas, qualidade do sono, disposição e muito mais. Invista na sua alimentação, invista na sua saúde. Viva mais e melhor!

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