Dicas para controlar o colesterol alto e os triglicérides sem remédios

O colesterol e os triglicérides são gorduras essenciais para o organismo, desde que estejam presentes em níveis controlados no corpo. Agora quando ambos estão em excesso, algumas dicas para controlar o colesterol alto e os triglicérides são sempre bem vindas.

E se for possível realizar esse controle sem o uso de medicamentos melhor ainda.

Até mesmo porque existem medicações que reduzem os níveis de colesterol e triglicérides, mas em compensação acabam prejudicando outras regiões do corpo como o estomago e o fígado por exemplo.

Pensando nisso, trouxemos para você algumas dicas para controlar o colesterol alto e os triglicérides sem o uso de remédios.

Com estas dicas você vai conseguir manter os níveis de colesterol e triglicérides sob controle e o melhor de tudo é que vai poder fazer isso de forma natural sem prejudicar a sua saúde. Confira a seguir!

 Dicas para controlar o colesterol alto e triglicérides

 dicas para controlar o colesterol

Tanto o colesterol quanto os triglicérides são fundamentais para o bom funcionamento do corpo.

O primeiro auxilia na produção de novas células, vitamina D, sais biliares e hormônios esteróides como a testosterona e progesterona.

Já o segundo ajuda a regular a reserva de energia no corpo.

Mas tudo isso acontece quando esses tipos de gordura estão dispostos de forma equilibrada no organismo.

Quando ocorre um desequilíbrio desses níveis, a saúde acaba ficando comprometida e o surgimento de algumas doenças é inevitável.

Portanto, para evitar que isso aconteça a primeira dica é:

 #Promova uma mudança de hábitos o quanto antes

 dicas para controlar o colesterol

Várias pessoas acham que para controlar o colesterol e triglicérides é necessário fazer uso de medicamentos ou até mesmo adotar procedimentos mais complexos.

A verdade é que você pode fazer o controle dessas taxas adotando medidas bem simples, como mudar determinados hábitos de vida.

Se você é do tipo de pessoa que come de tudo e não pratica atividades físicas, com certeza as suas taxas de colesterol e triglicérides estarão nas alturas.

Mas se mudar estes hábitos e passar a seguir uma dieta saudável e a praticar atividades físicas, com certeza manterá essas taxas sob controle sem fazer uso de remédios.

 

#Coma sem pressa é uma das dicas para controlar o colesterol

 

Fazer as suas refeições principais de forma tranquila, mastigando bem os alimentos e aproveitando cada segundo desse momento é uma das dicas para controlar o colesterol e também os triglicérides.

Ao fazer as refeições sem pressa, você aproveita mais os nutrientes dos alimentos e dessa forma fica saciada por muito mais tempo, evitando o consumo excessivo de alimentos que podem aumentar o nível de colesterol ou triglicérides do seu corpo.

Por isso, mesmo que o seu dia a dia seja corrido, procure reservar um tempo para se alimentar sem pressa, pois somente dessa forma manterá os níveis de colesterol e triglicérides sob controle com mais facilidade.

 

# Evite o consumo de alimentos ricos em gordura LDL

 

dicas para controlar o colesterol

Grande parte da gordura presente em nosso corpo advém da alimentação.

É nesse momento que mora o perigo, pois através da alimentação o corpo obtém tanto as gorduras boas (HDL) como as gorduras ruins (LDL) e são estas ultimas que elevam o nível de colesterol e triglicérides no organismo.

Por isso, uma das dicas para controlar o colesterol alto e o triglicérides é evitar o consumo de alimentos com elevado teor de gordura LDL.

Procure ficar de olho nos alimentos que anda colocando no prato e veja qual a composição deles.

Conheça melhor os alimentos que fazem parte do seu cardápio alimentar diário e procure substituir aqueles que são ricos em gordura LDL por alimentos livres de gordura ou que sejam compostos somente por gorduras boas.

Nesse caso uma boa dica é você não exagerar nas:

  • Carnes e embutidos;
  • Laticínios;
  • Frutos do mar;
  • Manteiga;
  • Sorvete;
  • Comidas rápidas;
  • Carboidratos refinados;
  • Bebidas alcoólicas.

Procure incluir na sua dieta alguns alimentos que ajudam a reduzir a gordura LDL presente no organismo tais como a aveia, soja, vegetais ricos em fitoesteróis como a semente de girassol por exemplo, dentre outros.

Adotando uma alimentação mais balanceada e saudável você mantem os níveis de colesterol e triglicérides sob controle e assim a sua saúde agradece!

# Saiba como montar o cardápio certo

 dicas-para-controlar-o-colesterol-4

Mesmo conhecendo os alimentos que deve evitar e os que devem fazer parte da alimentação diária, algumas pessoas acabam tendo dificuldades na hora de montar o cardápio certo, ou seja, aquele que vai ajudar a controlar o colesterol e triglicérides do seu corpo sem ajuda de medicamentos.

Por isso uma das dicas para controlar o colesterol alto e os triglicérides consiste em saber montar o cardápio alimentar ideal para implementar no dia a dia.

Nesse momento alguns pontos devem ser considerados tais como:

  • Procure não exagerar no açúcar e de preferencia substitua-o por uma opção mais saudável;
  • Reduza a quantidade de carboidratos consumidos no dia, optando somente por uma fonte de carboidrato e, se possível, em sua versão integral;
  • Inclua alimentos ricos em ômega 3 na sua alimentação diária;
  • Dê preferencia para o consumo de alimentos ricos em fibras, pois eles são responsáveis pelos efeitos redutores da absorção da gordura presente na dieta, evitando assim que os níveis de colesterol e triglicérides fiquem elevados.

Além disso, outras recomendações também são necessárias na hora de montar um bom cardápio, como aumentar o consumo de vegetais e reduzir a ingestão dos alimentos gordurosos e que sejam compostos por substancias que elevam tanto o colesterol como os triglicérides.

Mas vale ressaltar a importância em consultar previamente um médico, para saber se suas condições de saúde permitem a realização do controle do colesterol e triglicérides apenas com a alimentação, pois do contrario o uso de remédios também será necessário.

Portanto siga as dicas para controlar o colesterol alto e os triglicérides dados acima e veja como é possível manter os níveis de colesterol e triglicérides sob controle no organismo sem usar medicamentos.

Se gostou desse artigo curta ou então compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: