Alimentos que ajudam a diminuir o açúcar no sangue

Se você é diabético certamente está familiarizado com os alimentos que ajudam a diminuir o açúcar no sangue.

Agora se você não apresenta essa doença, é importante conhecer tais alimentos, até mesmo para evitar que esse tipo de problema acabe afetando a sua saúde algum dia.

Pensando nisso, trouxemos para você os melhores alimentos que ajudam a diminuir o açúcar no sangue.

Com estes alimentos você poderá manter o seu nível de glicose sanguínea estável e assim terá menos chance de desenvolver problemas de saúde em decorrência das altas taxas de açúcar no sangue como o diabetes por exemplo.

Mas antes de conhecer os alimentos que ajudam a diminuir o açúcar no sangue, é importante que entenda como ocorre o aumento do nível de açúcar no sangue e qual o papel da insulina nesse caso.

Por que o índice de açúcar no sangue aumenta?

 alimentos-que-ajudam-a-diminuir-o-açúcar-no-sangue

Para entender como as frutas reduzem os níveis de glicose no sangue, é super importante compreender o porquê esse nível glicêmico sofre alterações na corrente sanguínea.

Grande parte da glicose presente em nosso corpo vem da alimentação, principalmente dos carboidratos que ingerimos.

Por isso, qualquer alimento que contenha carboidrato pode interferir nos níveis de açúcar no sangue e não somente alimentos doces como se imagina.

Em meio a digestão, os carboidratos acabam se transformando em açúcar e penetram a corrente sanguínea.

É somente com o auxilio da insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas, que as moléculas de açúcar conseguem entrar nas células do corpo para serem usadas como fonte de energia.

Dessa forma, toda vez que você se alimenta, o pâncreas envia a insulina para a corrente sanguínea, onde este hormônio vai se ligar as moléculas de açúcar e permitir a sua entrada nas células.

A partir do momento em que esse processo começa a ocorrer, o pâncreas reduz a produção de insulina até que haja um novo consumo de alimentos pelo seu corpo.

Quais as consequências da elevada taxa de açúcar no sangue?

 

Quando se mantem um índice elevado de açúcar no sangue por muito tempo, o seu organismo acaba desenvolvendo o chamado diabetes tipo 2,que é uma doença crônica que mantem a glicose no sangue elevada e só pode ser controlada a base de medicamentos.

Além disso, ainda podem surgir uma serie de complicações tais como:

  • Pressão alta;
  • Doenças renais;
  • Acidente vascular cerebral;
  • Colesterol alto;
  • Cegueira;
  • Doenças cardíacas;
  • Amputações.

Para evitar que todos esses problemas acabem afetando a sua saúde, confira a seguir os melhores alimentos que ajudam a diminuir o açúcar no sangue.

Conheça os alimentos que ajudam a diminuir o açúcar no sangue

 

  1. Abacate

alimentos-que-ajudam-a-diminuir-o-açúcar-no-sangue

Esse é sem dúvida alguma um dos melhores alimentos para reduzir o nível de glicose no sangue.

O abacate é rico em ácidos graxos monoinsaturados que diminuem o estresse, os problemas cardíacos e também auxilia na perda de gordura corporal.

Além disso, um dos principais benefícios dessa fruta, é que suas gorduras naturais contribuem para estabilizar os níveis de insulina no organismo.

  1. Nozes

Consumir nozes moderadamente também é uma excelente maneira para você diminuir os níveis de açúcar no sangue.

Isso porque esse fruto seco é rico em ômega-3 e assim como o abacate também ajuda a estabilizar a insulina no corpo.

Por isso se você deseja diminuir o índice de glicose na sua corrente sanguínea, não esqueça de adicionar nozes em seu cardápio alimentar, afinal de contas esse é um alimento eficaz e indicado para atender a essa finalidade da melhor forma possível.

  1. Peixe

alimentos-que-ajudam-a-diminuir-o-açúcar-no-sangue

O peixe é um dos alimentos que ajudam a diminuir o açúcar no sangue e também contribui para estabilizar os níveis de insulina no corpo.

Esse alimento é rico em vitaminas do complexo B, proteínas, ferro e gorduras solúveis.

Todos estes itens acabam contribuindo para a redução do nível de glicose no sangue e por esse motivo é que você não deve deixar esse alimento fora do seu cardápio alimentar diário.

  1. Feijão

O feijão é um alimento rico em amido e proteínas, e por esse motivo algumas pessoas podem ter dificuldade em digerir esse alimento.

No entanto, se você quer realmente diminuir o seu índice glicêmico, precisa integrar o feijão na sua alimentação diária.

  1. Canela

alimentos-que-ajudam-a-diminuir-o-açúcar-no-sangue

Muita gente acha que a canela, por ser um condimento adocicado, ajuda a elevar o açúcar no sangue.

Contudo, esse é um dos alimentos que ajudam a diminuir o açúcar no sangue pois melhora a resposta da insulina à glicose do corpo.

Além disso, a canela também ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) no organismo, contribuindo assim para que você mantenha uma vida mais saudável.

  1. Verduras

As verduras frescas e sem amido apresentam baixo teor de gordura e também de calorias, sem contar que são fontes ricas em fibra e agua.

Além disso, esse alimento também aumenta a sensação de saciedade o que impede que os níveis de glicose no sangue fiquem elevados.

  1. Vinagre

alimentos-que-ajudam-a-diminuir-o-acucar-no-sangue-5

Outro alimento que também ajuda a diminuir o açúcar no sangue é o vinagre.

Mas para que ele gere esse efeito no organismo, você deve ingeri-lo ante das refeições.

Portanto, não esqueça de adicionar o vinagre em sua alimentação, seja substituindo molhos ou temperos, esse item fará toda a diferença no sabor da sua refeição e também na sua saúde.

Na hora de escolher um bom vinagre para consumir no seu dia a dia, dê preferencia ao vinagre de maça.

Procure adicionar os alimentos que ajudam a diminuir o açúcar no sangue citados acima na sua alimentação diária para que eles sirvam como uma poderosa ferramenta na prevenção de varias doenças como o diabetes por exemplo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: