Previna-se de Doenças e de Prejuízos nos Órgãos

Alguns cuidados simples com o corpo podem ajudar a manter a saúde dos órgãos, prevenindo o surgimento de diversas doenças e complicações.

No Brasil há uma grande realização de transplantes de rins, fígado, coração e pulmões. Mas, existem ações comuns que podem evitar essa necessidade ou te ajudar a cuidar melhor dos órgãos já transplantados. Confira agora, algumas dicas importantes para a sua saúde.

Cuidados com os Rins

Os rins são órgãos vitais, que trabalham em diversas funções do organismo. Eles regulam a pressão sanguínea, eliminam toxinas, filtram o sangue, controlam a quantidade de água e sal no corpo, além de produzirem vários hormônios importantes que ajudam a evitar doenças como a anemia e muitas outras.

O principal fator que gera a Doença Renal Crônica é hipertensão. O diabetes e a s doenças imunológicas crônicas vem em seguida. A presença de pedras nos rins, infecções urinárias e outras patologias também podem gerar prejuízos renais que levam à insuficiência desses órgãos.

Para os indivíduos que se encontram dentro dos grupos de risco (hipertensos, diabéticos, fumantes, antecedentes familiares de patologia renal e pessoas acima de 40 anos), recomenda-se uma visita anual ao médico para a realização de exames laboratoriais. Isso ajudará a prevenir doenças renais.

Além disso, é preciso que mudanças simples sejam realizadas. A alimentação saudável é um importante fator de prevenção. Evitar comidas salgadas ou acrescentar sal diretamente no prato, cortar alimentos com excesso de açúcar e gordura e diminuir o consumo de alimentos industrializados e a ingestão de muitas proteínas (carnes, leite, ovos), são itens importantes nesse processo.

Beber bastante líquido e praticar exercícios físicos regulares também é essencial para que você possa prevenir-se de doenças e de prejuízos nos órgãos do sistema urinário.

Cuidados com o Fígado

O segundo maior órgão do corpo foi também o segundo mais transplantado no Brasil no primeiro semestre de 2016. O fígado realiza diversas funções vitais, entre elas, a remoção de toxinas e drogas do sangue, desintoxicar o corpo e armazenar vitaminas lipossolúveis. Ele também é o órgão que produz o colesterol e a bílis que ajuda no processo digestivo.

As patologias do fígado mais comuns são a cirrose e a hepatite, e o melhor que você pode fazer prevenir doenças do fígado, é manter uma dieta equilibrada. Evitar o consumo de álcool que pode vir a causar uma cirrose, acrescentar alimentos com zinco e vitaminas C e E, que ajudam a protegê-lo de danos causados pelos radicais livres, são apenas alguns exemplos.

Praticar exercícios físicos, manter um peso adequado e vacinar contra os diversos tipos de hepatite, são ações extremamente importantes para manter a saúde do fígado. Fique atento.

Cuidados com o Coração

O coração está sujeito a desenvolver diversos tipos de doenças e injúrias. E as formas de prevenção são bastante simples. As doenças cardiovasculares, que atacam o coração e todo o sistema sanguíneo, geralmente são provocadas pelo acúmulo de gordura nas paredes dos vasos durante vários anos.

Manter uma dieta saudável, com pouco sal, pouca gordura, rica em frutas e vegetais, incluindo alimentos ricos em vitaminas C e E e Ômega 3, praticar exercícios físicos regularmente e evitar o estresse, formam a “equipe básica” para evitar problemas cardíacos.

Pessoas que sentem dificuldade na respiração, mesmo em repouso, alterações no ritmo do coração, sensação de aperto no peito e pernas inchadas, precisam estar bastante atentas, pois esses são sintomas de doenças cardíacas.

A prevenção ainda é a melhor forma de evitar grandes problemas mais tarde, o fumo e o consumo de álcool, por exemplo, são fatores que aumentam drasticamente a probabilidade de desenvolvimento dessas e outras patologias.

Noites mal dormidas também podem gerar diversos prejuízos à saúde do coração. Mesmo que as pessoas sintam diferentes necessidades de tempo de sono, o mais importante é que o sono profundo seja alcançado, pois é nesse momento que o corpo realmente descansa e pode cuidar de outras funções essenciais.

Quando o ciclo de sono é afetado, gerando sonos de períodos curtos ou diversos despertares durante a noite, podem ocorrer alterações dos níveis de pressão arterial, gerando um aumento do risco à saúde do coração, podendo causar o próprio infarto.

Cuidados com os Pulmões

Diversas doenças pulmonares estão ligadas ao tabagismo. Parar de fumar pode diminuir os riscos à saúde dos seus pulmões, mas isso não diz respeito só à sua vida. Indivíduos que convivem com fumantes, também inalam parte da fumaça e podem desenvolver várias patologias.

Para aquelas adquiridas através do contágio de vírus e bactérias, a melhor forma de prevenir doenças é cuidar-se através de hábitos simples de higiene:

  • Lembre-se de lavar as mãos antes das refeições e ao chegar da rua;
  • Não leve a mão suja à boca ou ao nariz antes de lavá-la;
  • Evite tossir ou espirrar em suas mãos, já que isso poderá espalhar vírus e bactérias, contaminando outras pessoas. Quando estiver doente, carregue um lenço com você para esse propósito ou faça-o do lado de dentro da sua camisa;
  • Não compartilhe itens pessoais com pessoas doentes;
  • Mantenha a sua casa livre de poeira, mofo e pelo de animais;
  • Fique em ambientes ventilados;
  • Limpe o filtro do ar condicionado ou cada parte do ventilador com frequência.

Outras importantes formas de prevenção às patologias respiratórias são a vacinação, a ingestão diária de dois litros de água, não deixar o ar condicionado em temperaturas muito inferiores, praticar exercícios físicos que melhorem a capacidade respiratória, evitar se expor a mudanças bruscas de temperatura e fortalecer o sistema imunológico através de uma alimentação saudável.

Uma dieta balanceada rica em verduras e legumes, incluindo sempre várias frutas ricas em vitamina C, nos lanches que forem feitos no decorrer do dia, como a laranja, o limão e a acerola, é como uma “armadura” contra as doenças respiratórias, diminuindo os riscos de diversos prejuízos aos pulmões.

Com essas dicas simples, manter a saúde dos seus órgãos se tornará algo simples e prazeroso. Lembre-se sempre que o seu corpo merece o seu cuidado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: