Alimentos benéficos para o fígado: Conheça os 10 melhores

Hoje em dia cuidar bem dos órgãos vitais como o fígado é essencial para manter uma boa qualidade de vida. Nesse caso alguns alimentos benéficos para o fígado podem ajudar a mantê-lo saudável e em pleno funcionamento.

Mas nem sempre esta é uma tarefa fácil, visto que a indústria alimentícia produz vários resíduos que fazem mal para o fígado.

Portanto se deseja manter o seu fígado sempre saudável e ativo deve ter um cuidado especial com a sua alimentação.

Fazendo isso, nada do que você consumir ao longo do dia vai afetar este órgão tão importante para o nosso corpo.

Para ajudar você a cuidar melhor desse órgão, listamos a seguir os principais alimentos benéficos para o fígado onde você poderá adiciona-los a sua alimentação para potencializar o funcionamento do fígado e assim melhorar a sua saúde e qualidade de vida. Confira a seguir!

10 alimentos benéficos para o fígado

 

  1. Alho

alimentos benéficos para o fígado 1

Se consumir apenas uma pequena porção de alho todos os dias você estará ativando as enzimas hepáticas que ajudam a eliminar as toxinas do organismo.

Além disso, o alho é rico em alicina e selênio, que são compostos naturais que promovem a limpeza do fígado.

  1. Laranja

A laranja é um dos alimentos benéficos para o fígado porque potencializa os processos naturais de limpeza desse órgão.

Procure tomar pelo menos um copo pequeno de suco de laranja natural diariamente, seja no café da manha ou mesmo no lanche.

Ao fazer isso, você aumenta a produção de enzimas hepáticas e promove a desintoxicação do fígado eliminando as substâncias cancerígenas e demais toxinas do organismo.

  1. Beterraba e cenoura

alimentos benéficos para o fígado 3

Outros alimentos benéficos para o fígado são a beterraba e a cenoura.

Tanto a beterraba como a cenoura são ricas em flavonoides e betacaroteno, compostos que melhoram a função hepática de um modo geral.

  1. Abacate

Embora exista todo um mito acerca dessa fruta, estudos mostram que o abacate é benéfico para a saúde, principalmente para o fígado.

Isso porque o abacate estimula o organismo a produzir glutationa, um composto necessário para o fígado desempenhar bem as suas funções.

Por isso quando for ao supermercado não esqueça de acrescentar o abacate em sua lista de alimentos benéficos para o fígado.

  1. Chá Verde

alimentos benéficos para o fígado.4

O chá verde é uma bebida repleta de antioxidantes vegetais mais conhecidos como catequina.

Esses antioxidantes ajudam o fígado a funcionar melhor, sem contar que este chá possui um sabor delicioso.

Portanto, na hora de tomar um chá com amigos ou familiares, dê preferencia ao chá verde, pois ele não só vai melhorar a sua função hepática como também é uma ótima opção para quem deseja perder uns quilinhos a mais.

  1. Maçã

A maçã é rica em pectina, uma substancia que ajuda o fígado a tratar sua carga tóxica durante o processo de limpeza da gordura no fígado.

Portanto, se deseja manter o seu fígado funcionando bem e livre de toxinas deve integrar a maça no seu cardápio alimentar diário.

  1. Azeite de Oliva

O azeite de oliva assim como as sementes de linho e cânhamo são óleos orgânicos extremamente benéficos para o fígado, desde que usados com moderação.

Por isso, seja na salada ou mesmo no preparo dos alimentos opte sempre por azeite de oliva ao invés de outros tipos de óleo, pois dessa forma a saúde do seu corpo e principalmente do seu fígado agradecem.

  1. Grãos e Cereais Integrais

Alguns grãos como o arroz integral por exemplo, também fazem parte do grupo dos alimentos benéficos para o fígado.

Esses grãos, assim como os cereais integrais, são ricos em vitaminas do complexo B e estes nutrientes promovem a melhora da função hepática, além de reduzir a gordura no fígado.

Portanto, procure evitar o consumo de alimentos que contenham farinha branca, buscando sempre que possível substitui-los pela farinha de trigo integral.

Essa substituição não só será benéfica para o seu fígado como também vai proporcionar vários benéficos para a saúde do seu corpo em geral.

  1. Vegetais crucíferos

Os vegetais crucíferos são alimentos muito importantes para o corpo, pois além de serem funcionais também previne o organismo contra varias doenças.

Alguns vegetais crucíferos como o brócolis e o couve-flor por exemplo, são alimentos benéficos para o fígado, uma vez que eles aumentam a quantidade de glucosinolatos e enzimas hepáticas no organismo, ajudando assim a eliminar as substancias cancerígenas e outras toxinas presentes no corpo.

  1. Limão

alimentos benéficos para o fígado 5

O limão é uma fruta cítrica rica em vitamina C, o que contribui para que o organismo sintetize melhor as substancias toxicas presentes no organismo.

Portanto, se você deseja manter a saúde do seu fígado em dia, procure beber um copo de suco de limão pela manha, pois ao fazer isso você estimula o fígado, contribuindo assim para que ele funcione bem ao longo do dia.

A saúde do seu fígado é um fator super importante pois é ele quem determina o nosso nível de energia, peso, humor e até mesmo o nosso tempo de vida.

Além disso, este órgão desempenha funções essenciais no organismo, contribuindo assim para que ele funcione de forma equilibrada, e qualquer problema no fígado pode acabar desestruturando o funcionamento de vários outros órgãos.

Por isso adote os alimentos benéficos para o fígado citados acima em sua alimentação diaria, pois dessa forma você estará melhorando a saúde do seu fígado e consequentemente do seu corpo. Fica a dica!

Se gostou desse artigo então comente e compartilhe para que outras pessoas também tenham a oportunidade de conhecer os principais alimentos benéficos para o fígado!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: