Tireoide: Saiba como identificar problemas nessa glândula

A tireoide é uma glândula pouco conhecida e apesar de quase ninguém saber o que ela faz, o mau funcionamento dessa glândula pode levar a problemas graves de saúde.

Situada na região do pescoço, a tireoide é uma glândula que faz parte do sistema endócrino e apresenta como uma de suas principais funções a produção dos hormônios T3 e T4, que são extremamente importantes para o cérebro, coração, fígado e rins.

Por ser uma glândula tão necessária para o organismo, qualquer problema que envolva a tireoide acaba deixando a pessoa bastante debilitada, sendo que nesse caso a maioria das pessoas afetadas por problemas na tireoide é do sexo feminino.

Por isso se você deseja saber mais sobre os problemas relacionados a tireoide bem como os sinais e sintomas que indicam a presença de possíveis problemas envolvendo essa glândula, continue lendo esse artigo e descubra mais sobre esse assunto.

Problemas relacionados a Tireoide

 tireoide 1

Basicamente existem dois problemas metabólicos que estão relacionados com a tireoide que é o hipertiroidismo e hipotireoidismo.

Esses dois problemas geralmente aparecem quando a tireoide passa a não produzir hormônios da forma correta.

Quando essa glândula produz hormônios em excesso ocorre o hipertiroidismo.

Agora quando ocorre o inverso e a tireoide passa a produzir hormônios em uma quantidade menor que o considerado normal, o organismo desenvolve o hipotiroidismo.

O hipotiroidismo atinge um numero maior de mulheres em relação aos homens e geralmente é mais difícil de ser diagnosticada em relação ao hipertiroidismo.

Alguns sintomas como ganho ou perda de peso de forma repentina acabam surgindo quando a tireoide está desregulada. Mas além destes existem também outros sinais que estão relacionados a problemas nessa glândula.

Principais sinais associados a problemas na Tireoide

 tireoide 2

  1. Cansaço e agitação

Se você sente muito cansaço ou então fica agitada de forma repentina, com certeza deve prestar atenção a estes sinais, pois essas mudanças podem estar sendo causadas por alterações no funcionamento dessa glândula.

Quando a pessoa está com hipotiroidismo, ela passa a se sentir muito cansada e com isso começa a falar devagar.

Além disso, o coração bate com menos intensidade e a pessoa vai, aos poucos, perdendo a sua energia.

Esses sintomas por vezes são confundidos com uma certa “preguiça” que normalmente se sente em determinados momentos do dia.

Mas é bom ressaltar que sentir cansaço de vez em quando é normal.

Agora se você passa a sentir isso todos os dias, então este é um sinal de que a sua tireoide não está bem.

  1. Rouquidão

tireoide 3

Esse sinal é mais presente no hipotiroidismo.

Isso porque, no hipotiroidismo, a glândula aumenta de tamanho, e com isso ela acaba comprometendo o bom funcionamento das cordas vocais, gerando assim uma fala mais rouca.

Além disso, essa alteração na glândula da tireoide também causa engasgos e uma sensação de sufocamento ao deitar.

Por isso se apresentar alguns dos sintomas acima, então as chances de estar com problemas na tireoide são bem grandes.

Mas lembre-se que toda e qualquer suspeita sobre o seu estado de saúde deve ser confirmado mediante diagnostico médico.

  1. Pele seca e unhas fracas

No hipotiroidismo a baixa produção de hormônios acaba deixando a pele mais ressecada.

As unhas ficam enfraquecidas, o que as torna mais quebradiças.

Mas pelo fato destes sintomas serem parecidos com outros problemas de saúde, é comum as pessoas não irem atrás de um diagnóstico mais preciso.

Agora no hipertiroidismo a pele tende a ficar mais quente, mesmo que você não esteja com febre ou que o clima não esteja favorável para que isso aconteça.

  1. Dificuldade de concentração

Esse é um sintoma comum tanto para quem sofre com hipotiroidismo como para quem apresenta hipertiroidismo.

Isso acontece porque o cansaço e a agitação são fatores que acabam atrapalhando o raciocínio e a concentração.

Geralmente quando se tem algum desses problemas metabólicos ligados a tireoide, é normal ficar com uma dificuldade tremenda de se concentrar em algo.

Dependendo do caso, a pessoa pode até começar a falar com mais lentidão.

Por isso é extremamente importante ficar atento ao nível em que os sintomas aparecem.

Caso os sintomas apareçam de uma forma mais leve e suave, o médico deve fazer um acompanhamento para saber se é necessário ou não fazer uma reposição hormonal.

  1. Fome excessiva associada a perda de peso

Sentir fome várias vezes ao dia e ainda assim não ganhar peso pode ser um dos sintoma clássicos do hipertiroidismo.

Geralmente essa doença faz com que o metabolismo trabalhe mais rapidamente e por esse motivo a pessoa costuma se sentir muito agitada e com o coração batendo forte.

Dessa forma ela fica ansiosa e tende a comer mais do que o seu corpo necessita no dia e assim continua perdendo peso.

Dependendo do caso a pessoa pode até mesmo sofrer com outros problemas de saúde em função da perda excessiva de peso.

Como evitar problemas na tireoide

 tireoide 4

Para manter a tireoide sempre com um bom funcionamento e assim reduzir as chances dela acabar desenvolvendo problemas metabólicos como os que foram vistos mais acima, a adoção de algumas medidas são super importantes.

A primeira medida que deve adotar é passar a ter uma boa noite de sono. Durma pelo menos 8 horas por dia, pois assim o seu organismo entra em sintonia e consegue funcionar bem, diminuindo o risco de você desenvolver problemas na tireoide.

A prática de exercícios físicos também é uma medida que pode ser adotada nesse caso.

Além disso, manter uma alimentação saudável contendo os alimentos que não prejudicam a tireoide também é muito importante.

Dentre os principais alimentos que causam danos a essa glândula estão: alimentos que contenham mercúrio, álcool, cafeína, nicotina, soja, glúten, dentre outros.

Por outro lado, alguns alimentos tem o poder de estimular o bom funcionamento da tireoide tais como os alimentos ricos em iodo, cevada, frango, espinafre, lentilhas, abacate, dentre outros.

Portanto como pode notar a tireoide é uma glândula muito importante e que é responsável por manter o equilíbrio hormonal do nosso organismo. Por isso todo cuidado com essa glândula é fundamental para garantir uma vida mais saudável!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: