Hábitos saudáveis: Como garantir uma vida 100% saudável

O organismo tem o grande potencial de auxiliar no tratamento de várias doenças, mas para maximizar as funções do seu corpo é preciso adotar hábitos saudáveis para manter os aspectos físicos e mentais em dia, melhorando assim a sua qualidade de vida.

Mas quais hábitos adotar? Como eles vão mudar a sua vida?

Para responder a essas e outras questões, nesse post trouxemos os 10 hábitos que deve adotar para garantir uma vida 100% saudável e livre de doenças. Confira a seguir!

10 hábitos saudáveis que vão mudar a sua vida

 

  1. Beba água de hora em hora

hábitos saudáves 1

Grande parte do corpo é constituído por água e na falta dessa substancia tão preciosa, o funcionamento do organismo acaba ficando comprometido.

Por isso, você deve ingerir líquidos várias vezes ao longo do dia, de preferência a cada 1 hora, para evitar que o seu corpo fique desidratado e acabe desenvolvendo outros problemas de saúde como inflamações, pressão alta, dentre outros.

  1. Procure se alimentar de 3 em 3 horas

Os alimentos fornecem os nutrientes necessários para que o organismo funcione bem.

Por isso ele precisa receber esses nutrientes pelo menos de 3 em 3 horas, pois do contrário você não terá a energia necessária para desempenhar suas atividades ao longo do dia.

Consuma muitas frutas, verduras, leguminosas, enfim, todos os alimentos naturais que você conhece e que sem dúvida alguma farão bem para a sua saúde.

  1. Coma fibras diariamente

hábitos saudáves 2

As fibras ajudam a desintoxicar o organismo e também contribuem para o bom funcionamento do intestino.

Portanto, um dos hábitos saudáveis que você deve adotar para melhorar a sua qualidade de vida é consumir fibras todos os dias em sua alimentação.

Seja nas folhas verdes, nos cereais ou mesmo nas frutas, o importante é você não deixar faltar as fibras no seu dia a dia.

As fibras são muito importantes para o organismo e por isso não devem ser deixadas de lado não é verdade?

  1. Pratique atividades físicas regularmente

ft art 5.2

Um dos hábitos saudáveis que você não pode deixar de adotar para ter uma vida mais saudável é praticar atividade física regularmente.

Você pode fazer uma caminhada, andar de bicicleta, ginastica, enfim, a atividade que preferir, desde que seja de forma regular, pelo menos 3 vezes por semana, por cerca de 30 minutos ou mais conforme o seu condicionamento físico.

Ao praticar atividade física regularmente você melhora a circulação do sangue, o que contribui para que o coração funcione bem.

Além disso, também evita uma série de problemas que podem afetar a sua saúde tais como o aumento de pressão, embolias, tromboses, infartos, dentre outros.

  1. Mantenha um pensamento positivo sobre a vida

Pode até não parecer, mas o pensamento negativo prejudica consideravelmente o funcionamento de vários sistemas do corpo.

Por isso, um dos hábitos saudáveis que deve adotar no seu dia a dia é manter sempre um pensamento positivo sobre a vida.

Também seja pro-ativo, para que assim consiga preservar tanto a sua saúde física como mental, pois o pensamento positivo e a proatividade são muito importantes para que tenha uma boa qualidade de vida.

  1. Faça consultas regulares ao médico

Para ter uma vida saudável não basta adotar uma alimentação equilibrada e fazer atividades.

Nesse caso também é preciso fazer consultas periódicas ao médico pois assim você se certifica de que está com a saúde em dia.

  1. Durma bem

Dormir bem faz com que o seu corpo e a sua mente se recuperem mais rapidamente da correria do dia que passou, deixando você mais preparado para enfrentar o dia seguinte.

Portanto, se você dorme direito, ou seja, pelo menos 8 horas por dia, com certeza terá um organismo mais forte e assim terá menos chance de ficar doente.

  1. Evite excessos

hábitos saudáveis 4

Você já ouviu falar que tudo em exagero faz mal?

Pois bem, essa regra é super valida quando se deseja adotar hábitos saudáveis na vida.

Procure evitar os excessos de sal, açúcar, e tudo mais que faz mal para a sua saúde.

Entenda que os excessos acabam prejudicando e muito a sua saúde, pois podem gerar problemas de saúde muitas vezes irreversíveis como o diabetes e a pressão alta por exemplo.

  1. Respire direito

A correria do dia a dia e o estresse acabam fazendo com que você não desenvolva uma boa respiração e isso prejudica o fornecimento de oxigênio para o organismo.hábitos saudáveis 5

Lembre-se que para viver bem e com saúde é preciso basicamente de 3 combustíveis que são:

  • O ar para respirar
  • A comida para consumir e obter energia
  • A água para hidratar o corpo

Portanto, mesmo que a sua vida seja muito corrida e estressante, nunca deixe de reservar um tempo para você mesmo, de modo que possa exercitar a sua respiração e assim fornecer o oxigênio necessário que o seu corpo precisa para funcionar bem.

  1. Diminua o estresse

Se você não sabe, o estresse é um dos grandes causadores de várias doenças que surgem nos dias atuais.

Para combatê-lo, você precisa planejar melhor o seu dia para que nada que aconteça acabe lhe pegando de surpresa e deixando você estressado.

Outra dica para você se livrar do estresse é tentar buscar soluções para os problemas e não ficar remoendo eles o tempo todo.

Procure também estabelecer momentos regulares de lazer, afinal de contas todo mundo precisa de um descanso e de um momento para ficar off dos problemas, inclusive você.

Portanto se adotar esses 10 hábitos saudáveis em sua vida com certeza terá muito mais saúde e também contará com um organismo capaz de responder de modo eficiente a todos os desequilíbrios que podem surgir no seu dia a dia.

O resultado disso será menos doenças e uma melhora considerável na qualidade de vida.

Além disso, para entender melhor sobre a importância de ter bons hábitos recomendo que leia o artigo É importante ter bons hábitos.

Gostou desse artigo?

Então deixe seu comentário e compartilhe para que outras pessoas também conheçam os 10 hábitos saudáveis que mudam a vida de qualquer pessoa para melhor!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: