É importante ter bons hábitos

Beber água ao acordar, dormir bem, sair com os amigos, movimentar o corpo, comer saudavelmente, ouvir boas músicas…

Esses são alguns hábitos que podem te ajudar a ter uma vida mais agradável e duradoura.

São chamados de hábitos todos os comportamentos e ações que um indivíduo pratica todos os dias ou com bastante frequência, sem precisar despender muito tempo em estar fazendo ou sem considerar determinada tarefa um grande sacrifício, vez que já se tornou algo natural.

Alguns hábitos são comuns para as pessoas.

E você, será que possui e cultiva bons hábitos?

Aqui estão as diversas razões pelas quais é importante ter bons hábitos.

Acompanhe!

Melhorar comportamentos cotidianos é essencial à boa saúde

Já pensou em quantos bons hábitos você poderia acrescentar à sua rotina e melhorar sua saúde?

Existem vários tipos de hábitos saudáveis que além de contribuírem à sua saúde também auxiliam no seu desenvolvimento pessoal e na sua produtividade.

Alguns comportamentos você pode incluir em seu dia a dia para se beneficiar física, mental e até mesmo espiritualmente, como:

  • Ler todos os dias sobre determinado assunto de seu interesse. Assim estará estimulando sua mente a te ensinar algo. Sem contar que essa é uma atividade prazerosa que trabalha a concentração.
  • Escrever um diário que é uma maneira relaxante e reflexiva no qual você pode fazer um balanço ao final do dia sobre o que aconteceu de bom e exercitar a gratidão e o pensamento positivo.
  • Alongar-se. Dar uma pausa para esticar as pernas, braços e costas lhe ajuda a evitar alguns problemas e é uma forma de você se recompor e descansar sua mente para continuar o que estava fazendo.
  • Ter uma alimentação saudável é primordial para você manter o correto funcionamento de seu organismo, para prevenção de doenças e consequentemente para uma você ter uma vida mais longa e saudável. Certos alimentos são gatilhos para doenças como hipertensão, derrames, infartos, cânceres, etc.
  • Meditar é um bom hábito muito importante, vez que transforma a maneira como você vê e age diante de determinadas situações, acalma e disciplina e mente.
  • Praticar atividade física seja qual for que lhe agrade e que esteja em suas condições. Uns 30 minutos por 3 vezes na semana já é suficiente para lhe proporcionar mais saúde.

Existem vários outros bons hábitos que você pode escolher e fazem grande diferença em sua vida!

Quando é preciso mudar determinado hábito?

É fato que o roteiro que cada pessoa estabelece para seu dia é composto por hábitos que ela adquiriu ao longo de sua vida.

Até que é prático e cômodo seguir esse script.

Um hábito precisa ser mudado quando ele afeta negativamente sua saúde.

De acordo com a ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida), 10% da saúde depende de cuidados médicos, 12% da herança genética, 20% do ambiente em que o indivíduo vive e 53% depende exclusivamente do estilo de vida que uma pessoa leva.

Interessante; não é mesmo?

Ao longo dos anos a sociedade aumentou muito a carga psíquica relativa ao trabalho e reduziu a carga física.

Devido a isso, começaram a ocorrer mais casos de estresse, obesidade, sedentarismo e outros.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) existe um conjunto enorme responsável por 20 milhões de mortes no mundo a cada ano que envolve o tabagismo, alcoolismo, hipertensão, diabetes, estresse, etc.

Esse número é preocupante e você deve fazer sua parte compreendendo o impacto dos maus hábitos na sua vida e estabelecer quais as melhores formas de eliminá-los.

É importante que você reverta esse processo adquirindo bons hábitos essenciais para sua saúde.

Mais dicas para viver melhor

  • Mantenha uma atitude positiva constantemente equilibrando com sabedoria as alegrias que você tem, ou pode ter, com as vicissitudes da vida.
  • Conviva aceitando as diferenças. Isso é algo que alivia qualquer tipo de conflito, irritação ou desentendimento.
  • Cultive bons hábitos de limpeza e higiene pessoal que é um comportamento indispensável para promover uma expectativa de vida maior e ajuda a evitar doenças e também contaminação de objetos pessoais e de alimentos.
  • Faça exames de rotina! Esse é um bom hábito de grande importância. Fazer um check up é um modo de medicina preventiva que tem por objetivo descartar doenças ou detectar aquelas em fase inicial.

Se você tem hábitos ruins ou pequenos vícios como “atacar” chocolate, roer unha; tente identificá-los e tratar a origem do problema. Depois, estabeleça um plano para reduzir esses maus hábitos gradualmente.

Caso contrário, seu organismo pode sofrer os males provenientes desses hábitos não saudáveis.

Porque e para quê é importante ter bons hábitos

Bom.

Resumindo tudo o que foi mencionado anteriormente…

Para você ter uma boa qualidade de vida é essencial que busque manter ou adquirir bons hábitos. Esses não devem ser praticados esporadicamente, mas sim com frequência durante toda sua vida.

Adotar bons hábitos é importante porque eles te ajudam na manutenção da boa saúde física e psicológica aumentando sua qualidade de vida e preservando sua saúde.

Ter boa saúde não quer dizer apenas ausência de doenças.

O conceito vai muito além e envolve aspectos como o bem estar mental, físico e social.

Considerações finais

É de suma importância ter consciência de que existem muitos hábitos do dia a dia que podem prejudicar sua saúde ou até mesmo piorá-la e que talvez você nem saiba.

Por isso, é indispensável que você preste atenção na maneira como se comporta, age nas tarefas rotineiras e, acima de tudo, como você trata e o que oferece ao seu corpo e organismo.

Esse leque de cuidados são os que te mantém mais saudável, ou a falta deles pode fazer com que surjam doenças.

Quando se aprende os riscos a que está exposto/a na rotina diária, simplesmente você evita muitas “dores de cabeça” porque está prudente aos hábitos não saudáveis e, dessa forma, previne uma quantidade enorme de problemas de saúde.

Logo, ter comportamentos sadios é importante para qualquer pessoa independente da idade. Busque melhorar sempre seus hábitos em prol de mais saúde e melhor qualidade de vida.

Entendeu porque é importante ter bons hábitos?

Comente!

Gostou do artigo?

Curta e compartilhe!

Um forte abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: