Conheça os 8 superalimentos para manter a saúde dos rins

Os rins desempenham funções vitais em nosso corpo. Por isso, manter a saúde dos rins é essencial para viver bem e com saúde.

Mas para fazer isso do jeito certo é importante saber quais alimentos são bons para os rins e quais alimentos prejudicam a função renal.

Até mesmo porque a alimentação sempre influencia no funcionamento do organismo como um todo.

Portanto, consumir os alimentos certos, com certeza contribui para o bom funcionamento dos rins, principalmente nos casos onde já existe uma predisposição para desenvolver doenças renais.

Por isso, se você deseja saber quais alimentos deve consumir para manter a saúde dos rins confira a seguir a lista com os 8 superalimentos que certamente vão contribuir e muito para a saúde dos seus rins e também do seu corpo em geral.

8 superalimentos que ajudam a manter a saúde dos rins

 manter a saúde dos rins 1

  1. Repolho

O repolho é um excelente alimento para manter o bom funcionamento dos rins.

Esse alimento é sem dúvida alguma um ótimo remédio natural para nutrir e reparar os rins.

Isso porque o repolho apresenta fitoquímicos que contribuem para a quebra dos radicais livres antes mesmo que eles possam causar algum dano para a saúde.

Além disso, o repolho apresenta um baixo teor de potássio, o que confere a esse alimento a qualidade essencial para que ele seja inserido em sua dieta.

Você pode consumir este vegetal tanto cozido no vapor como também fervido.

  1. Peixes

manter a saúde dos rins 2

O peixe também é um alimento que ajuda a manter a saúde dos rins, pois eles são ricos em ômega 3 e ácidos graxos que ajudam a reduzir a inflamação no corpo, protegendo assim os rins de várias doenças.

Para as pessoas que sofrem com diabetes, o consumo de peixe é a melhor opção para regular os níveis proteicos na urina.

Atualmente existem diferentes tipos de peixes, no entanto os mais indicados para consumo quando se deseja manter a saúde dos rins é o salmão, cavala, truta, arenque e o atum.

  1. Frutas

Se você deseja preservar ao máximo a saúde dos seus rins, as frutas como o morango, framboesa, amora e o mirtilo são excelentes opções para consumo.

Essas frutas são ricas em manganês, fibras, vitamina C e ácido fólico. Elas apresentam ação antioxidante e anti-inflamatória que contribuem para reduzir a inflamação e melhorar o funcionamento da bexiga.

Portanto, para manter a saúde dos rins, o ideal é que adicione essas frutas a sua alimentação diária, pois além de serem saborosas, também ajudam bastante na manutenção da função renal no organismo.

  1. Ovos

manter a saúde dos rins 3

Em função do baixo teor de fósforo e da proteína de boa qualidade presente na clara do ovo, esse alimento é indicado para as pessoas com algum tipo de problema renal.

O ovo apresenta um aminoácido essencial que é extremamente necessário para que os rins consigam funcionar corretamente.

A clara do ovo pode ser utilizada de diferentes maneiras na alimentação.

Seja fazendo omeletes ou mesmo utilizando em sanduíches, o importante é que não deixe de consumir esse alimento para manter a saúde dos rins em dia.

Mas vale ressaltar que para as pessoas que apresentam problemas com essa proteína, devem evitar o seu consumo.

  1. Azeite

Você já ouviu falar que o azeite é bom para o coração?

Pois é, mas não é somente o coração que é beneficiado pelo azeite. Nesse caso o azeite é um elemento que também beneficia os rins.

Este óleo apresenta ácido oleico, anti-inflamatórios e também ácidos graxos que reduzem a oxidação, promovendo assim a saúde dos rins.

Por isso quando for ao supermercado procure optar pelo azeite em substituição ao óleo de cozinha.

Além disso, dê preferência ao azeite extra virgem, pois ele apresenta uma quantidade maior de antioxidantes do que o azeite normal, o que contribui para que você obtenha mais benefícios para a sua saúde.

  1. Alho

manter a saúde dos rins 4

O alho apresenta propriedades anticoagulantes que são muito uteis para manter a saúde dos rins, uma vez que essas propriedades reduzem as chances do seu organismo desenvolver doenças renais.

Esse alimento também atua como protetor dos rins contra os efeitos prejudiciais dos metais pesados.

Você pode usar o alho de diferentes maneiras. Fresco, em pó, picado, em garrafa, enfim, da maneira que preferir, mas o importante é que não deixe de consumir esse alimento em seu cardápio diário, pois dessa forma a saúde dos seus rins agradece!

  1. Cebolas

Se você não sabe, a cebola é um alimento repleto de antioxidantes que contribuem para desintoxicar e purificar os rins, evitando assim diferentes tipos de problemas de saúdes ligados a esse órgão.

O teor reduzido de potássio existente na cebola também ajuda a metabolizar melhor as gorduras, proteínas e os carboidratos, o que contribui para evitar doenças que comprometem a saúde dos rins como o diabetes por exemplo.

Você pode consumir a cebola crua ou então cozida. Para as pessoas que sofrem com pedras nos rins, recomenda-se consumir a cebola crua, pois ela ajuda naturalmente no tratamento desse problema de saúde.

  1. Pimentão vermelho

 saúde dos rins 5

O pimentão vermelho é outro alimento que contribui para manter a saúde dos rins, pois ele quebra os resíduos tóxicos presentes no sangue.

As pessoas que sofrem com algum tipo de problema renal, geralmente são orientadas a consumir alimentos com baixo teor de potássio e o pimentão vermelho é um deles.

Este vegetal é saboroso e acima de tudo, protege a saúde dos seus rins.

O pimentão cru pode ser adicionado em sua dieta de diferentes maneiras.

Com este vegetal você pode preparar pratos incríveis e altamente saudáveis.

Portanto estes são os superalimentos que, ao serem consumidos diariamente, conseguem manter a saúde dos rins em dia, protegendo esse e vários outros órgãos do corpo contra diversos problemas de saúde.

Por isso se você quer manter a saúde dos rins, com certeza deve acrescenta-los em sua dieta, afinal de contas, por ser um órgão vital, os rins merecem todo o nosso cuidado e atenção.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: