Quais são os quatro cuidados a se ter antes da cirurgia dos rins

Operação no rim, como qualquer procedimento cirúrgico, reserva alguma atenção no que diz respeito ao período que antecede a cirurgia. Você sabe quais são eles? Pois então leia este artigo que detalharemos um pouco sobre esse pré-operatório. Se você está atrás de informações a respeito, este texto pode ser bem útil.

Fazer cirurgia no rim pode não ser o fim do mundo, e de fato não é, mas alguns cuidados precisam ser tomados antes dela. Isso é natural, já que estamos falando de um procedimento cirúrgico que, como em qualquer tipo de situação como essa, reserva uma necessidade de atenção.

Não que seja um processo de alto risco, mas é apenas o caso de estar atento aos fatores que citaremos.

Você saberia dizer quais são os principais cuidados para uma cirurgia de rim? Sabe tudo o que não poderá faltar antes de uma intervenção dessa?

Ainda não? Que tal aprender um pouco mais?

Pois então continue lendo este texto que enumeraremos alguns desses principais cuidados para que você se intere a respeito do assunto.

Veja alguns dos principais cuidados antes de se fazer uma operação nos rins

Quais são os X cuidados a se ter antes da cirurgia dos rins

1# – Preparo do paciente

Como em qualquer cirurgia, será preciso que o paciente esteja bem preparado para o que virá. Com isso, é fundamental que ele seja munido de informações a respeito do procedimento, sobretudo no que diz respeito ao que ocorrerá na sala de cirurgia. Quais providências serão tomadas, que tipo de intervenção precisará ser feita, como será realizado, quais os riscos que isso pode vir a ter. Tudo isso precisa ser bem detalhado ao paciente antes que a cirurgia seja efetivamente realizada.

Além disso, o preparo do paciente também inclui a administração de antibióticos para providenciar a limpeza intestinal.

Naturalmente, essas medidas de preparo também podem reservar peculiaridades em relação ao estado do paciente em questão. Essas que citamos são apenas algumas regras mais gerais, mas cada paciente possui especificidades em seu pré-operatório que vão de acordo com seu estado de saúde e o grau de gravidade da cirurgia.

2# – Avaliação de fatores de risco

Outra medida que será bem pessoal e vai variar de paciente para paciente. Será preciso avaliar os elementos que podem expor a riscos de tromboembolia. Entre esses fatores você deverá analisar o consumo de cigarro, o consumo habitual de anticoncepcionais orais, os vasos aparentes nas extremidades inferiores do corpo, como pernas e pés, sempre vestindo meias elásticas, quando o médico pedir.

Além disso, será preciso pensar em exercícios com a perna e sobre o uso de meias de compressão no período após a operação.

3# – Avaliação do estado pulmonar

No pré-operatório, também será necessário avaliar o estado do pulmão. Ou seja, será preciso avaliar tosse produtiva, a presença de dispneia, entre outros sintomas cardíacos que podem estar relacionados.

Além disso, ensinar exercícios de respiração profunda e de tosse eficaz são procedimentos bem utilizados nesse período, assim como o ensinamento do uso do espirômetro de incentivo, que, para quem não sabe, é um pequeno aparelho equipado com um tubo de inspiração e uma câmara de ar. Ele é utilizado para medir o volume de inspiração, isto é, para mensurar como encher os pulmões sempre que você inspirar.

4# – Pacientes com carcinoma de células renais

No caso da embolização da artéria dos rins estar precisando ser realizada no pré-cirúrgico de pacientes que apresentem quadro de carcinoma de células dos rins, será preciso monitorar e fazer o tratamento de alguns sintomas relacionados à síndrome após o infarto. Tais sintomas podem durar cerca de três dias. Entre eles estão: febre, dor no flanco, hipertensão e leucocitose.

Esses são os principais cuidados no pré-cirúrgico para quem vai passar por uma operação no rim. Alguns cuidados também precisarão ser tomados após a cirurgia, mas isso é assunto para outro texto.

Trouxemos este material para que você que vai precisar fazer uma operação nos rins já vá se habituando com as providências que serão necessárias. Se tiver ficado com alguma dúvida, envie-nos pelos comentários para que possamos ajudá-lo com esclarecimentos pontuais e diretos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: