Quais são os oito cuidados após a cirurgia dos rins

Está precisando saber um pouco mais a respeito de cirurgia nos rins? Quer saber os procedimentos que precisam ser tomados? Que tal algumas dicas imprescindíveis sobre o pós-operatório? Fique atento, pois traremos, neste texto, as principais orientações para uma recuperação rápida.

Qualquer procedimento cirúrgico envolve algumas curiosidades tanto no seu pré-operatório quanto no pós-operatório, e quando falamos em uma cirurgia dos rins, isso não é diferente.

Uma cirurgia no rim pode não ser o procedimento mais complexo do mundo, no entanto, algumas precauções precisam ser de seu conhecimento se você for passar por esse tipo de cirurgia. Algo perfeitamente esperado, já que estamos falando de uma operação, mas nada muito além do que você já deve imaginar.

Neste texto, focalizaremos os cuidados referentes ao período de pós-cirurgia, aqueles que você deve tomar em relação aos impactos que a operação pode ter no paciente.

Confira e analise com atenção para não cometer nenhum equívoco.

Confira algumas das principais providências após uma cirurgia do rim

Quais são os X cuidados após a cirurgia dos rins

1# – Dieta e consumo de água

Após a cirurgia no rim, é necessário que o paciente tome alguns cuidados em relação à alimentação.

Seguir uma dieta saudável é uma delas. Ingerir pelo menos um litro de água por dia é outra que poderá auxiliar a evitar o surgimento de pedras.

Evitar o consumo de proteínas em excesso, dar preferência a produtos lácteos desnatados, ingerir suco de laranja e de limão, diminuir a ingestão de sal são algumas das providências relacionadas ao pós-operatório que poderão ajudá-lo na sua recuperação.

2# – Sinais vitais

Também será necessário o monitoramento de sinais vitais e da área onde foi feito o corte. Este último para evitar que sangramentos e hemorragias possam vir a ser um problema nesse período de pós-operação.

3# – Verificar situação pulmonar

A situação do pulmão também precisará ser vista com bastante cuidado. Pneumonia, atelectasia (expansão dos alvéolos de parte ou do pulmão inteiro por falta de ventilação), pneumotórax podem ser alguns dos problemas. Por isso, será necessário limpar os pulmões e realizar uma boa drenagem do tubo torácido. Em alguns casos, a proximidade da região operada com a cavidade toráxica pode fazer com que seja necessária a colocação de um dreno nesse período.

4# – Tubos de drenagem urinária

Também em relação aos tubos de drenagem urinária, será necessário tomar algumas providências. Será fundamental manter a permeabilidade dos tubos de drenagem urinária e também dos extensores uretrais.

5# – Complicações trombólicas

No que diz respeito ao estado respiratório e às extremidades inferiores, será preciso monitorá-las para evitar a possibilidade de complicações trombólicas.

6# – Ficar bastante atento ao intestino

Também o intestino deve fazer parte do grupo de medidas às quais você precisará prestar bastante atenção. Fique atento aos sons do intestino, distensões abdominais ou qualquer tipo de dor que possa ser um indicativo de descompressão nasogástrica. Se for o caso, você deverá comunicar seu médico para tomar as devidas providências.

7# – Transplante renal  

Para os pacientes que tiverem passado pelo transplante renal, será preciso conduzir o tratamento com medicamentos imunossupressores. Importante seguir à risca o que for passado pelo médico para não ser surpreendido.

8# – Atenção ao período de recuperação

Tome bastante cuidado em relação ao período que o seu médico colocar como necessário para a recuperação da cirurgia. Não tente voltar antes ao trabalho ou a fazer qualquer coisa que ele tenha proibido.

Em geral, o tempo mínimo de recuperação para uma cirurgia no rim dura algo em torno de três dias, mas pode chegar até uma semana, em casos mais extremos.

Esperamos que este material tenha sido útil para que você que precisará fazer uma operação nos rins já vá se familiarizando com as providências que deverão ser tomadas após a cirurgia. Se houver alguma dúvida para ser sanada, basta nos encaminhar pelos comentários para que possamos ajudá-lo com os esclarecimentos que se fizerem necessários.

17 thoughts on “Quais são os oito cuidados após a cirurgia dos rins

  1. Fiz uma cirurgia de retirada do rin direito no dia 18\4\2017.estou bem mas cinto repuchando muito e DOI muito isso e normal.e parece que um ponto se rompeu.e normal

    1. Ola desculpe a demora, bem depende quando acontece esse sintoma, qual o clima onde voce vive, seu peso, sua alimentação, procure outro medico para ver uma segunda opnião um nefrologista ou urologista.

    1. Ola, desculpe a demora bem cada pessoa tem seu tempo por que somos diferente, mas acredito que repouso de duas a tres semanas seria bom mas mesmo assim evite carregar peso ou muito esforço por mais meses

  2. Oi, como é uma cirurgia no rim . gostaria de saber, minha filha tem hidronefrose no rim esquerdo, refluxo no rim esquerdo,é ela vai fazer cirurgia.obrigado.

    1. Ola, desculpe a demora a cirurgia é simples pode demorar devido ao pos operatório a mimha levou cerca de 9 horas, a recuperação leva ate 90 dias depende de cada pessoa. é uma cirugia muito bem aceita pelo nosso corpo e vida normal é so cuidar da alimentação, evitar bebidas alcoolicas,fumo, muita agua de qualidade e não esquecer de tomar os remedios.

  3. Já faz 10 meses q removi o rim direito mas tenho dores . Hj a dor está intensa demais como se ainda tivesse o rim lesionado. Eh normal?

  4. Fis uma cirurgia a lazer de retirada de cálculos no direito foram 4 calculo no esquerdo foi uma de 2cm so que essa nao dissolvel da primeira tive que repetir ai sim deu certo fiquei com 2 cateter por 20 dias e mais 15 dias com o lado esquerdo so que na retirada desse cateter eu vim p casa so que ta doendo muito abaixo na bexiga e normal? Estou tomando agua com limão isso interfere?

    1. Bem acredito que agua com limão não interfere, quanto a dor procure um segundo medico Nefrelogista para outra opnião, no meu casa eu não tive dor em nenhum momento meus rins param de funcionar. Obrigado por ler meu blog

  5. Fiz uma cirurgia do rim direito. Era pra retirar o rim depois os médicos decidiram por devolver após retirar vários cálculos coraliforme. Já fazem 49 dias ainda sinto muitas dores é normal?

    1. Ola, tudo bem ? como eu não tive cálculos eu não sei o que lhe dizer mas tente outro medico ( Nefrologista ) para ver uma segunda opinão mas não desista. Ago que sempre me ajudou foi beber 2 a 3 litros de agua

  6. Oi boa tarde. No meu caso, eu fiz a cirurgia para retirada de cálculos no rim esquerdo, mais o médico disse-me que ainda tem mais duas pedras que será necessário uma outra cirurgia, sofro com as cólicas renais. Será que bebendo bastante água, e comendo melancia ( aquela parte branca), ajuda a dissolver?

    Por favor ajuda-me. Não quero passar por outra cirurgia.

    1. Boa Tarde procure beber 2 litros de agua, ( alem de cha, cafe e sucos) o suco de melancia ajuda sim, pesquise sobre alimentos que tem muito calcio e evite um pouco, se vc comer ou ingerir muito calcio ajuda a formar pedras. A Agua tem ser de boa qualidade com ph neutro ou alcalina. abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: