6 dicas para conservar a saúde dos rins

Como manter os rins mais saudáveis para que não ocorram problemas sérios de insuficiência renal? Saiba aqui quais são as 6 dicas de como conservar a saúde dos rins!

Como cuidar melhor dos seus rins, órgãos muito importantes para o funcionamento da saúde humana? Eles são essenciais, uma vez que sua principal função é a de limpar o sangue do organismo de impurezas e toxinas.

Contudo, nem todas as pessoas sabem como cuidar do seu corpo. Por esse motivo, os rins começam a se deteriorar com o passar dos anos. Para que isso não ocorra, confira as nossas 6 dicas para conservar a saúde dos rins a seguir.

Menschliche Nieren

6 dicas para conservar a saúde dos rins

1.    Esteja sempre com o peso ao seu controle

Os rins possuem programação certa para cada peso e altura de cada pessoa. Se o seu corpo estiver muito acima ou abaixo do normal, seus rins terão mais dificuldade de funcionar corretamente, o que pode aumentar as chances de acontecer complicações renais.

Lembre-se do seguinte fato: embora peso em excesso faça mal ao corpo, falta de massa corporal também pode afetar seriamente no funcionamento dos rins. Portanto, a palavra-chave, como em tudo, é: equilíbrio.

 

2.    Ingerir líquidos ajuda a melhorar o funcionamento dos rins

Uma forma bem popular de melhorar o funcionamento dos rins é o de ingerir bastante líquido.

Essas substâncias ajudam na circulação de sangue pelo corpo e facilitam o trabalho de filtragem das impurezas pelos rins. A recomendação geral é de tomar ao menos dois litros de água por dia. Refrigerantes, sucos artificiais e bebidas alcoólicas não são recomendados.

 

3.    Tenha uma alimentação adequada e saudável

Pode soar como uma dica muito genérica, visto que a alimentação saudável está ligada não apenas ao bom funcionamento dos rins, como também na manutenção do corpo inteiro. Mas, sabendo da alimentação que tiver, seus rins terão mais dificuldade de filtrar o sangue, o que pode causar desgaste físico.

Por isso, corte o excesso de gorduras, sódio e açúcar; consuma alimentos que sejam ricos em vitaminas e fibras, que ajudam a manutenção das funções renais.

Por isso, sinalizamos o quanto nossos hábitos cotidianos influenciam na saúde dos rins. Confie nisso e fique saudável!

 

4.    Cuide da diabetes e da pressão alta

Um dos fatores que podem aumentar as chances de ter doenças renais é a presença de diabetes e da pressão alta, doenças causadas por hábitos de saúde errados. Por serem doenças que aumentam as toxinas no organismo, os rins não conseguem fazer todo o seu trabalho. Se tratadas com atenção, seus rins podem durar mais tempo. Desta forma, controle o sódio e o açúcar para que seus rins possam funcionar melhor.

 

5.    Analgésicos devem ser utilizados com muita precaução

Remédios para aliviar dores só devem ser utilizados se forem recomendados pelo médico. Evite se automedicar, pois mesmo que no momento ela possa funcionar, a longo prazo, é capaz de debilitar os seus rins.

Se você começar a sentir dor no corpo, consulte o seu médico para saber qual é a origem do dor para que assim possa saber como aliviar, pois algumas delas podem ser resolvidas sem precisar de analgésico.

 

6.    Evite o consumo de cigarros

Como é sabido, o cigarro é constantemente citado como algo a ser evitado em todas as recomendações médicas por conter compostos químicos letais ao corpo humano.

Para o bom funcionamento dos rins, isso também é importante, porque ele acaba sobrecarregando o corpo com muitas toxinas que fazem com que os rins gastem mais para limpar o organismo.

Lembre-se que os rins estão cheios de vasos sanguíneos e o cigarro pode causar inflamações internas que comprometem seriamente o seu funcionamento.

Não deixe de comentar abaixo sobre as suas impressões, dúvidas, e como é a sua relação com a saúde dos seus rins. Até a próxima postagem!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: