5 dicas de alimentação para evitar doenças renais

Você quer saber como evitar doenças renais através da sua alimentação? Quer aprender como retardar o avanço das doenças? Acompanhe o texto, vamos dar dicas essenciais para o bom funcionamento do seu corpo.

Ah, a alimentação! O que seria de nós sem levar em conta da importância de manter esse hábito equilibrado, não é mesmo? É interessante notar que cada lugar no mundo tem suas tradições em relação à comida e à forma de se alimentar.

E não é para menos, afinal, trata-se de um aspecto tão importante para o bom funcionamento de, basicamente, todos os elementos do organismo humano, mas, que se usada da forma errada, pode trazer muitos prejuízos aos mais diferentes órgãos. Portanto, foco nisso é essencial.

Para ajudar você a ter uma vida melhor, e livre de quaisquer doenças renais, preparamos este artigo absolutamente completo, com as 5 dicas de alimentação que vão manter as doenças renais longe de você.

5 dicas de alimentação para evitar doenças renais

O ideal e a realidade

Infelizmente, a correria do dia a dia, a preguiça de preparar o alimento, as redes de fast-food oferecendo comidas aparentemente e, muitas vezes, realmente gostosas, mas nada saudáveis e ainda por um preço muito baixo, entre outros fatores, torna difícil o cumprimento dessa regra.

Contudo, a não observância desses princípios fundamentais à saúde é algo nocivo para cada um de nós. Sem contar que, em longo prazo, todas as consequências podem vir de uma só vez e potencializadamente.

Neste texto, vamos dar dicas de alimentação para que você evite as famosas e frequentes doenças renais e todos os sintomas que vêm com elas.

Mude sua alimentação para garantir saúde

Ter uma alimentação saudável pode prevenir muitas outras doenças, não só as renais, além de aumentar sua qualidade de vida. Um dos grupos de risco é composto por pessoas que possuem hipertensão. É o mesmo que pressão alta e é causada pelo grande consumo de sal, por diabetes e por altos níveis de colesterol que também têm tudo a ver com a alimentação.

5 dicas de alimentação para evitar doenças renais

1-     Reduza o sal

Por tudo isso, a primeira dica é: diminua o sal de todas as comidas. Opte por alternativas de alimentação mais naturais, tire os salgadinhos, as comidas congeladas, os fast-food das suas refeições. A diabetes também está entre as principais causas das doenças renais e por isso deve ser controlada por meio da alimentação. Mesmo que você já tenha alguma doença nos rins, não perca a esperança! Mudar a alimentação pode retardar a evolução da doença.

2-     Diminua açúcar

Como é possível fazer isso? Diminua o consumo desse elemento, que hoje está presente em quase tudo: sucos artificiais, bolachas, pães, refrigerantes, algumas frutas (como bananas e laranjas, ricas em frutose) etc.

3-     Reduza proteínas

Diminua a quantidade de proteína da sua alimentação, ou seja, o consumo de leite, ovos, carnes e peixes. Esses alimentos são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo, mas tudo em excesso faz mal.

4-     Elimine gordura saturada

O excesso no consumo de gordura saturada traz riscos aos seus rins também, por isso, diminua o consumo de maionese, banha, manteiga, carne vermelha, fritura, entre outros.

5-     Água: essencial para a saúde dos rins

A última dica de alimentação tem a ver com água. Desde cedo, ouvimos que beber água com frequência é muito importante. E é mesmo.

Ela previne as doenças renais, desta forma, consuma alimentos que contenham água, como por exemplo, melancia, melão, sopas, gelatinas, entre outros. Mas, atenção, se você á tiver desenvolvido uma doença nos rins, o consumo de água deve ser reduzido para não sobrecarregá-los.

O que achou do artigo? Respondeu às suas questões a respeito da melhor alimentação para evitar doenças renais? Então, comente abaixo sobre sua visão do assunto, e como você faz para se defender dessa dura realidade e proteger sua vida e saúde. Até a próxima e grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: