4 dicas para prevenção de doenças renais

Você sabe como prevenir doenças renais? Acompanhe o texto e saiba como fazer isso por meio da alimentação e pela utilização de produtos naturais.

Muitas são as doenças que assolam os humanos:  diabetes, câncer, catapora, caxumba, bronquite, pneumonia, asma, dengue, resfriado, enxaqueca, hepatite, enfim, uma lista infindável desses males que causam dores e desconforto..

Entre essas dores está a famosa cólica renal, um dos sintomas que indicam que seus rins não estão funcionando corretamente. Esse texto vai falar justamente disso: de rins, de como eles funcionam, quais são as doenças que os envolvem e como preveni-las.

Acompanhe a seguir todos os detalhes sobre o assunto, que impacta na saúde de tantas pessoas, pelo mundo afora.

X dicas para prevenção de doenças renais

Conheça os rins

Esses dois órgãos em forma de feijão estão presentes no corpo humano e são responsáveis por filtrar os aminoácidos do sangue, em especial a ureia, resíduo tóxico formado pelo corpo, e eliminá-la através da urina ou do suor.

Além disso, os rins produzem hormônios, controlam a pressão arterial, produzem vitaminas, entre outras funções que, como podemos ver, são de fundamental importância para a manutenção da vida.

Os rins se localizam um em cada lado da coluna, medindo aproximadamente dez centímetros cada. A não presença de um deles pode complicar a vida e submeter a vítima a inúmeros tratamentos médicos.

Doenças: grupos de risco e sintomas

As doenças que podem afetar o bom funcionamento dos rins são muitas. Elas podem ser de origem inflamatória, infecciosa, hereditária, congênita, imunológica, , mas a pergunta é: como saber se os meus rins estão funcionando da forma correta?

Por conta da genética, qualquer pessoa tem predisposição para contrair essa ou aquela doença. É o que chamamos de grupos de risco. Nesse caso de doenças renais, é constituído pelas pessoas que têm mais de 60 anos ou que têm histórico de hipertensão, diabetes, histórico de doenças renais entre os familiares e pessoas que não ingerem água.

Fique atento, caso tenha algum dos listados, procure um médico para realizar os exames de sangue e de urina. Os sintomas são: inchaços nas pernas, nos pés ou no rosto, sangue na urina, urina com cores turvas e forte odor, dor ou ardência na hora de urinar, pouca urina por vez, espuma na urina, náuseas, sabor metálico na boca, falta de ar, falta de apetite, dores nas costas, cólica renal, fraqueza, cansaço, palidez, entre outrosque, inclusive, vão aparecendo com a evolução das doenças.

4 dicas para prevenção às doenças renais

Ingerir pouco sal

O que ouvimos desde cedo pode ser útil para evitar doenças renais. A primeira dica é reduzir a ingestão de sal, carne vermelha, gordura e doces.

Ingerir muita água

A segunda dica, e não menos importante, é ingerir bastante muita água. Criar esse hábito vai ajudar seus rins no momento em que ele estiver filtrando o seu sangue. Assim, ele se desgasta menos.

Ingerir menos remédios

Reduza a ingestão de remédios. Essa é a terceira dica porque os rins exercem essa função de eliminar esses elementos externos, como foi explicado acima. Por isso, ingerir muitos medicamentos pode passar mensagem errada para os seus rins e também para outras partes do seu corpo, além de sobrecarregá-los.

Visitar seu médico regularmente

Por último, visitar um médico é extremamente importante! Nem sempre os sintomas aparecem no início do problema com seus rins. Fazer exames de sangue e de urina regularmente pode evitar muitas dores e agilizar o tratamento.

Você tem alguma dúvida sobre a prevenção das doenças renais? Gostaria de falar algo sobre o assunto? Então não deixe de registrar seu comentário aqui abaixo. Essa interação é muito valiosa para que nosso trabalho possa sempre fazer a diferença na sua vida e na de milhares de pessoas. Continue com a gente, vem muito conteúdo importante por aí!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
%d blogueiros gostam disto: